sexta-feira, 19 de julho de 2013

Já se pode meter água?



 No país do turismo de praia não se pode tomar banho no oceano! Os peixes discutem o assunto:

Em vésperas de caldeirada, o outro dia, já que o peixe estava todo reunido, teve o Guraz a ideia, de falar à assembleia, no que foi muito aplaudido:

"- Camaradas!", principia, "a ordem do dia é tudo aquilo que for poluição, porque o homem, que é um tipo cabeçudo, resolveu destruir tudo, pois então! E com tal habilidade e intensidade nas fulguranças do génio, que transforma a água pura numa espécie de mistura que nem tem oxigénio." 

"E diz ele que é o rei da criação! As coisas que a gente lhe ouve e tem que ser…mas a minha opinião", diz o Pargo capatão, "gostava de lha dizer!"

"Pois se a gente até se afoga", grita a Boga, "por o homem ter estragado o ambiente! Dar cabo da criação, esse pimpão, isso não é decente!"

Diz do seu lugar: "está mal!", o Carapau, "porque, por estes caminhos, certo vamos mais ou menos ficando todos pequenos assim como jaquinzinhos."

Diz então o Camarão, a certa altura: "- Mas o que é que nós ganhamos por falar?"
"Ó seu grande cabrão", pergunta então o Cação, "você nem quer refilar?"

"Se quer morrer", diz a lula toda fula, "com a mania da cerveja e dos cafézes, morra lá à sua vontade, que assim seja, para agradar aos fregueses!"

Diz nessa altura a Sardinha para a Taínha: "-Sabe a última do dia? A Pescadinha já louca, meteu o rabo na boca, o que é uma porcaria!" 

"Peço a palavra!" gritou o Caranguejo: "-Eu, que tenho por mania observar, tenho estudado a questão e vejo a poluição, dia e noite a aumentar. Cai do céu a água pura e a criatura pensa que aquilo que é dele é monopólio. Vai a gente beber dela e a goela fica cheia de petróleo! A terra e o mar são para o cidadão assim como o seu palácio. Se um dia lhe deito o dente, parto tudo de repente, ou eu não seja crustáceo!"

"É um tipo irresponsável!", grita o Sável: "-O homem que tal aquele! Vai a proposta para a mesa: ou respeita a natureza, ou vamos todos a ele!"

Sem comentários:

Site Meter Site Meter